11 dezembro 2017

Propósitos de vida


“Dá-me a humildade – somente nela se encontra o repouso – e liberta-me do orgulho, o mais pesados dos fardos. (...) Nisso consiste, portanto, buscar a Deus com perfeição: afastar-se da ilusão e do prazer, das ansiedades e desejos mundanos, dos trabalhos que Deus não quer, da glória que é apenas exibicionismo humano; manter minha mente livre de confusão para que minha liberdade esteja sempre à disposição de sua vontade; manter silêncio no coração para ouvir a voz de Deus; cultivar a liberdade intelectual em relação às imagens de coisas criadas para receber o contato secreto de Deus em obscuro amor; amar todas as pessoas como a mim mesmo; repousar na humildade e encontrar paz afastando-me de todo conflito e concorrência com os outros...”
(Vozes, 2017) pág. 54


Traduzido por Irmã Maria Emmanuel, OSB e revisado por Sieni Campos, esta reedição está no rol dos clássicos tratados espirituais sobre a vida contemplativa. Escrito a partir da antiga herança cistercience e da própria experiência no claustro, Thomas Merton conduz o leitor pela mão com a maestria de quem já percorreu o caminho, alertando acerca das armadilhas do falso-eu e apontando o caminho da união de vontades para atingir "a mais alta expressão de vida intelectual e espiritual do homem".
 


Adquira este livro pelo site da EDITORA VOZES

Nenhum comentário: