20 abril 2015

Autoconquista

"A verdadeira autoconquista é a conquista de nós mesmos, não por nós, mas pelo Espírito Santo. A conquista de si próprio é, na realidade, a entrega de si próprio.

Todavia, antes de podermos entregar-nos, é necessário tornarmo-nos nós mesmos. Pois ninguém pode entregar o que não possui.

Digamos com maior precisão – temos de ter bastante domínio sobre nós mesmos para renunciar à nossa vida nas mão de Cristo – de maneira que ele possa conquistar aquilo que, por nossos próprios esforços, não podemos alcançar.

Para conseguir o domínio de nós mesmos, temos que estar de posse de um certo grau de confiança, de esperança na vitória. E, para manter essa esperança viva, devemos, geralmente, ter saboreado a vitória. Temos de saber o que é a vitória e preferi-la à derrota."

Na liberdade da solidão, Thomas Merton (Editora Vozes), 7ª Ed. 2001, pág. 26

Um comentário:

Maria Auxiliadora disse...

Numa entrega total a Deus,temos, obrigatóriamente(por amor),que nos deixar esvaziar de nós mesmos por Ele;não somos capazes disso, a não ser por Sua Infinita Graça;Ele age,quando,na entrega,nos deixamos levar totalmente pela Confiança em Seu Amor, que é humanamente incompreensível,mas,np âmago de nossa alma o entendemos, quando nos encontramos a Sós com Ele e sentimos que somente Ele é capaz de nos conceder o supremo grau da liberdade, do amor e do despojamento...