16 janeiro 2012

O cárcere da alienação

“A alienação começa quando a cultura me divide contra mim mesmo, coloca em mim uma máscara e me dá um papel que posso querer, ou não, desempenhar. A alienação é completa quando me identifico completamente com minha máscara, fico totalmente satisfeito com meu papel e me convenço de que qualquer outra identidade ou papel é inconcebível.”

The Literary Essays of Thomas Merton

Editado por Patrick Hart
(New Directions, New York),1981, p. 381

Reflexão da semana 16-01-2012

Um pensamento para reflexão:  “O homem que transpira sob sua máscara, cujo papel é tão incômodo que dá coceira, que odeia a divisão em si mesmo, já está começando a ser livre.”
The Literary Essays of Thomas Merton

Um comentário:

Kauê disse...

O pensamento é sensato, pois muito se discuti sobre a alienação na sociedade e pensamos em como acabar com isto. Porém a causa é mais profunda do que pensamos, pois hoje as pessoas sofrem uma crise de sua própria identidade. Consequentemente aceitam rapidamente um papel e uma identidade ofertada pela mídia.