19 março 2011

Quaresma 2011: primeira semana

Primeiro Domingo da Quaresma
Quando ajo de forma desapegada, livre e conscienciosa, estou trabalhando bem, estou agindo como instrumento de Deus. Então estou em plena consonância com a grande obra que não entendo, dando minha pequena contribuição. A verdadeira alegria e recompensa que há de vir é um constante senso de gratidão por ser isso. Vendo-o assim, o seu trabalho se torna fonte de paz e uma verdadeira oração.
The Springs of Contemplation
Segunda Feira
Deus não dá Sua alegria a nós apenas, e, se pudéssemos possuí-Lo só para nós, não O possuiríamos de modo algum. A alegria que não transborda de nossa alma e não ajuda outros homens a se regozijarem em Deus não nos vem de Deus.
A Thomas Merton Reader
Terça Feira
O Espírito Santo vem pôr ordem em toda a casa da nossa alma, libertar nossa mente da imaturidade, da alienação, do medo e de persistentes preconceitos.
O Homem Novo
Quarta Feira
Mantenha os seus olhos limpos, os seus ouvidos quietos e a sua mente serena. Respire o ar de Deus. Trabalhe, se puder, sob o Seu céu.
Novas Sementes de Contemplação
Quinta Feira
(…) pois nossa fé viva diz-nos que estamos na presença de Deus, que vivemos em Cristo, que no Espírito de Deus “vemos” a Deus nosso Pai sem “ver”. Nós o conhecemos em “não saber”. A fé é o laço que nos une a Ele, o Espírito que nos dá luz e amor.
Contemplative Prayer
Sexta Feira
Um dos anciãos disse: Orem atentamente e logo endireitarão seus pensamentos.
A Sabedoria do Deserto
Sábado
As cotovias cantando na neve, ao longo da estrada que sai do estábulo das vacas. Água gelada do arroio murmurante, cheio de sol, que flui pelo agrião verde entre as margens cobertas de neve. Água azul-escura do lago, debruada de gelo que começa a derreter e neve.
Reflexões de um Espectador Culpado

Nenhum comentário: