Mensagem do Pregador



Os salmos constituem uma linguagem, a linguagem do diálogo constante com Deus. Pela oração dos salmos na liturgia, a meditação dos salmos na oração pessoal e a repetição dos versículos dos salmos ao longo do dia, aprendemos a falar com Deus continuamente e a escutá-lo. Pouco a pouco eles nos modelam, a tal ponto que, querendo exprimir a Deus os pensamentos mais profundos de nosso coração ou tentar compreender o significado daquilo que Deus nos diz através dos acontecimentos interiores e exteriores da vida, espontaneamente recorremos às palavras dos salmos. Assim fez o povo da antiga aliança, assim Jesus e seus discípulos, assim os monges cristãos de todos os tempos, e a santa Igreja de geração em geração.



Neste retiro, descobriremos nos salmos a expressão de nosso louvor a Deus, de nossa necessidade de sua misericórdia, de nossa dependência de sua fidelidade em nossa história pessoal e comunitária, de nosso desejo de comunhão com Ele, e de nossa identidade como discípulos de sua sabedoria e santidade. Estudando e rezando os salmos no decorrer destes dias, juntos experimentaremos a Deus como "o Deus de nossa vida"- de todos os seus momentos e todas as suas facetas. 

Dom Bernardo Bonowitz, OCSO, nascido Jonh Bonowitz, em Nova York, em 1949, de pais judeus, é o Abade do Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo em Campo do Tenente, Paraná. Converteu-se ao catolicismo aos 19 anos. Após formar-se em letras clássicas na Universidade de Columbia, ingressou na Companhia de Jesus, onde foi ordenado sacerdote e realizou seus estudos em teologia mística na Alemanha. Em 1982, mudou-se para a Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância (Trapistas) na Abadia de São José, em Spencer, Massachusetts. Atuou como mestre de noviços de 1986 a 1996, quando foi eleito superior do mosteiro de Nossa Senhora de Novo Mundo no Brasil. Ao longo dos últimos anos tem dirigido os retiros anuais da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton. 

Nenhum comentário: