Ecos do último Retiro









UM POUCO SOBRE
UM POUCO SOBRE O 14ª RETIRO DA 
SOCIEDADE DOS AMIGOS FRATERNOS DE THOMAS MERTON
Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro, 21 a 23/10/2016


TEMA
Salmos: Conversando com o Deus de nossa vida foi desenvolvido em 5 grandes conferências, restando claro que a largura, altura e profundidade do conhecimento de Dom Bernardo Bonowitz tem - sem sombra de dúvidas - a capacidade de se superar a cada retiro. Com seu carisma peculiar, o pregador abriu as portas do Saltério e deu aos presentes as chaves de uma escola de oração tão antiga e tão nova, de profundidade espantosa que convém ao homem de hoje.


PARTICIPANTES
Vindos de diferentes partes do território nacional, com as peculiaridades de sotaques e gestos, o Retiro da SAFTM foi rico em sua diversidade. As experiências trazidas e compartilhadas em cada pergunta a Dom Bernardo demonstram a maturidade espiritual a que chegou o grupo.


Os 111 participantes estavam assim distribuídos:


RJ - 58
SP - 21
MG - 14
PR - 6
ES - 3
MT - 3

DF, PB, PI 1 , RN 1, SC e SE - 1 (cada)

O público feminino fez-se presente em maioria absoluta: 74 mulheres; os homens, 37 no total, podem aqui ser considerados o "fermento na massa" (Mateus 13, 33), e assim temos o Reino de Deus se dilatando nas realidades de vida de cada um.

A pedido de Dom Bernardo Bonowitz, o filosofo Reginaldo Menezes agraciou os presentes com um mergulho nas profundezas do ser, embalado por uma doce e mística melodia.


PRÓXIMO RETIRO
Para alegria dos retirantes, houve o anúncio dos dias em que novamente a SAFTM se reunirá em seu 15º Retiro Anual: 20 a 22 de outubro de 2017. Dom Bernardo demonstrou interesse de desenvolver a temática em torno do místico dominicano do século XIV, Mestre Eckhart, tendo aprovação imediata dos presentes demonstrada por uma tímida salva de palmas.


 
Há ofertas acessíveis de obras de Mestre Eckhart à venda na internet

O livro introdutório ao seu pensamento, O Homem Nobre, totalmente grátis, já pode ser baixado e impresso!

Quer se manter informado sobre os Retiros da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton? Clique AQUI e cadastre seu e-mail!

Nenhum comentário: