18 março 2015

Um destino glorioso

Hoje é um dia de especial memória! A percepção de amor sentida por certo monge americano, influente em todo o mundo por causa de seus escritos, a uma multidão de pessoas que não conhecia - mas que nem por isso lhe eram estranhas, é celebrada como...

A "Epifania" de Thomas Merton

Aquele distante 18 de março de 1958, aquela esquina do centro comercial de Louisville, aquela atmosfera povoada de barulho e pessoas marcaram a vida de Merton. O relato contido no livro Reflexões de um espectador culpado mostra um homem "interreligado" com todos da sua espécie, a mesma "espécie na qual o próprio Deus se encarnou". E revela mais:


"Fazer parte da espécie humana é um destino glorioso, mesmo se nossa espécie se dedica a muitos absurdos e comete muitos erros terríveis: apesar de tudo isso, o próprio Deus gloriou-se de vir a fazer parte da espécie humana. Parte da espécie humana! E pensar que essa percepção, que é um lugar comum, pode subitamente parecer uma notícia de que você é o detentor do bilhete que ganhou o primeiro prêmio na loteria cósmica."

Reflexões de um espectador culpado, Thomas Merton (Vozes, 1970), pág 181




Nenhum comentário: