12 abril 2011

Quaresma 2011: quinta semana

Domingo
Deus fala, e Deus deve ser ouvido, não só no Sinai, não só no meu próprio coração, mas na voz das pessoas que não conheço.
A Thomas Merton Reader
Segunda Feira
A cada hora lembro-me com assombro de que sou, ao mesmo tempo, vazio e pleno, e satisfeito porque sou vazio. Nada me falta. O Senhor me governa.
Reflexões de um Espectador Culpado
Terça feira
Aprendemos o recolhimento, que consiste em ouvir a vontade de Deus, em uma atenção direta e simples à realidade. O recolhimento é consciência do incondicional. Assim, a oração significa aspirar à simples presença de Deus, a uma compreensão pessoal de sua palavra, ao conhecimento de sua vontade e à capacidade de ouvi-Lo e obedecê-Lo.
Contemplative Prayer
Quarta feira
Hoje, Pai, este céu azul te louva. As delicadas flores verdes e laranjas dos álamos te louvam. As distantes colinas azuis te louvam, junto com o ar perfumado cheio de luz brilhante. Os ruidosos pássaros te louvam. Também o gado e as codornizes te louvam. Também eu, Pai, te louvo com todos esses meus irmãos, e eles dão voz ao meu próprio coração e ao meu próprio silêncio. Somos todos um silêncio e uma diversidade de vozes.
Reflexões de um Espectador Culpado
Quinta feira
Só poderíamos buscar a Deus se Ele estivesse nos buscando. Podemos começar a buscá-Lo na desolação, não sentindo senão Sua ausência. Mas o mero fato de buscá-Lo prova que já O encontramos.
A Thomas Merton Reader
Sexta feira
Quando todos atingirmos aquela perfeição de amor que é a contemplação de Deus em Sua glória, nossas personalidades inalienáveis, mesmo permanecendo eternamente distintas, se combinarão em Uma, de forma que cada um de nós se encontrará em todos os outros, e Deus será a vida e a realidade de todos.
A Thomas Merton Reader
Sábado

É preciso mais coragem do que imaginamos para ser perfeitamente simples com outros homens. Nossa franqueza muitas vezes é prejudicada por uma barbárie oculta, oriunda do medo.
Homem Algum é Uma Ilha


Nenhum comentário: