20 abril 2009

O que significa a vontade de Deus?

“Se quisermos saber o que significa ‘vontade de Deus’, esta é uma forma de termos uma boa idéia. A ‘vontade de Deus’ certamente está em qualquer coisa exigida de nós para podermos estar unidos uns aos outros no amor. (…) Tudo o que me é pedido para que eu trate todas as outras pessoas efetivamente como seres humanos é ‘desejado para mim por Deus dentro da lei natural’. (…) Tenho de aprender compartilhar com os demais suas alegrias, sofrimentos, idéias, necessidades e desejos. Tenho de aprender a fazer isso não só em relação aos que são da mesma classe, profissão, raça e nação que eu, mas também quando os que sofrem pertencem a outros grupos, mesmo aos grupos considerados hostis. Fazendo isso, obedeço a Deus. Recusando-me a fazê-lo, desobedeço-Lhe. Não se trata, portanto, de coisa deixada ao capricho subjetivo.”

New Seeds of Contemplation, de Thomas Merton
(New Directions, New York), 1961. p. 76-77
No Brasil: Novas Sementes de Contemplação, (Editora Fissus, Rio de Janeiro), 2001. p. 80-81
Reflexão da semana de 20-04-2009

Um pensamento para reflexão: “ [A] contemplação é impossível para quem não tenta cultivar a compaixão para com os outros.”
Novas Sementes de Contemplação, Thomas Merton

Nenhum comentário: