07 setembro 2004

The Hidden Ground of Love

Primeiro de uma série de cinco coletâneas com cartas de Merton, este livro tem como subtítulo The Letters of Thomas Merton on Religious Experience and Social Concerns (As cartas de Merton sobre a experiência religiosa e as questões sociais).

O que primeiro chama a atenção neste livro é que engloba apenas uma parte das cartas de Merton. Apesar de despertar a admiração de muitos que com ele se identificam Merton jamais abdica de sua individualidade. Sua voz se manifesta com seriedade ou humor, amável e generosa.

Algumas cartas são verdadeiros ensaios. Outras são divertidos relatos pessoais. Seus correspondentes incluem Dorothy Day e Daniel Berrigan, Erich Fromm e Aldous Huxley, dois Papas, Ethel Kennedy, Coretta King - a lista é extensa e inclui uma monja brasileira (Ir. Maria Emmanuel de Sousa e Silva, OSB). Ele escreveu para cristãos e judeus, budistas, hindus e sufis, ativistas sociais, teólogos, homens e mulheres. Escreveu sobre contemplação e pacifismo, literatura e psicologia. Ele acumulou amigos em todas as camadas da vida humana e por muitos foi amado.*

Fazem parte do blog as seguintes nove Reflexões extraídas do livro (clique no título para ler):

A Providência é mais sábia
Amortecimento da consciência
O secreto solo do Amor
Oração e liberdade pessoal
Para os que anseiam a verdadeira paz
Para os que estão de luto

Sobre a esperança
Um só Espírito
Unido à vontade de Deus

*Adaptação de comentários de leitores publicados no site da Amazon.com.

Nenhum comentário: