26 maio 2008

Amor: o alicerce mais profundo do meu ser!

“ Será que realmente renunciamos a nós mesmos e ao mundo para encontrar Cristo? Ou renunciamos ao nosso eu falso e alienado para escolher nossa verdade mais profunda ao escolher o mundo e Cristo ao mesmo tempo? Se o alicerce mais profundo do meu ser é amor, então nesse próprio amor, e em nenhum outro lugar, encontrarei a mim mesmo, ao mundo e a meu irmão e irmã em Cristo. Não é uma questão de ‘isto ou aquilo’, mas de tudo em um. Não é uma questão de exclusividade e ‘pureza’, mas de integridade, inteireza, unidade e da gleichheit (igualdade) de Mestre Eckhart, que encontra o mesmo fundamento de amor em tudo.”

Contemplation in a World of Action, de Thomas Merton
(Doubleday & Co., Garden City, NY), 1973. p. 171
No Brasil: Contemplação num mundo de ação, (Ed. Vozes, Petrópolis), 1975. p. 154-155
Reflexão da semana de 26-05-2008

Um pensamento para reflexão: “A Bíblia é um livro ‘mundano’ no sentido de que vê Deus no próprio centro da vida e do trabalho humanos, das relações dos homens com os outros homens, sua diversão e sua alegria.”
Que livro é esse?, Thomas Merton

Nenhum comentário: