09 julho 2007

Contemplação: Deus em nossa vida cotidiana

“ A contemplação é mais do que a mera consideração de verdades abstratas sobre Deus; mais, até, do que a meditação afetiva das coisas em que cremos. É um despertar, uma iluminação, e a compreensão intuitiva e maravilhosa, com que o amor se certifica da intervenção criadora e dinâmica de Deus em nossa vida cotidiana. A contemplação, portanto, não ‘encontra’ simplesmente uma idéia clara sobre Deus, confinando-o dentro dos limites dessa idéia, retendo-o como um prisioneiro a quem se pode sempre voltar. Pelo contrário, a contemplação é que é por Ele arrebatada e transportada ao seu próprio domínio, ao seu mistério, à sua própria liberdade. É um conhecimento puro e virginal, pobre em conceitos, mais pobre ainda em raciocínios, mas capaz, por sua própria pobreza e pureza, de seguir a Palavra ‘aonde quer que vá’.”

New Seeds of Contemplation, de Thomas Merton
(New Directions, New York), 1972. p. 5
No Brasil: Novas Sementes de Contemplação, (Editora Fissus, Rio de Janeiro), 2001. p. 12-13
Reflexão da semana de 09-07-2007

Um pensamento para reflexão: “A contemplação jamais poderá ser objeto de ambição calculada. Não é algo que planejamos obter por nossa razão prática; é a água viva do espírito de que estamos sequiosos como o cervo sequioso à procura das fontes cristalinas em pleno deserto.”
Novas sementes de contemplação, Thomas Merton

Um comentário:

Maria João disse...

Na próxima sexta-feira, dia 20, realiza-se uma oração de TaiZé pelo Darfur , às 19h45m, na Igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.

Participa e divulga! Se não puderes estar presente, reza na mesma.

bjs em Cristo
Maria João
Fé e Missão (Missionários Combonianos)