23 julho 2007

Amortecimento da consciência

[Carta a Jean e Hildegard Goss-Mayer]

“ As vezes é desalentador ver como é pequeno o movimento pacifista cristão, especialmente aqui nos Estados Unidos, onde é mais necessário. Mas temos de lembrar que este é o padrão habitual, e a Bíblia leva-nos a esperar que seja assim. O trabalho espiritual é feito com instrumentos desproporcionalmente pequenos e fracos. E sobretudo agora, quando tudo é tão profundamente complexo, e quando as pessoas desmoronam sob o fardo de confusões e param por completo de pensar, é natural que poucos estejam dispostos a assumir o ônus de tentar realizar algo, da maneira moral e espiritual, na ação política. Mas é precisamente isto que necessita ser feito.

O grande perigo é que, sob a pressão da ansiedade e do medo, com a alternância de crise e relaxamento e nova crise, as pessoas do mundo acabem aceitando aos poucos a idéia de guerra, de submissão ao poder totalitário e da renúncia à razão, ao espírito e à consciência individual. O grande perigo da guerra fria é o amortecimento progressivo da consciência.

Deposito muita confiança em sua ajuda e amizade. Envie-me qualquer coisa que, a seu ver, possa servir à causa da paz, e reze para que, em tudo, eu possa agir com sabedoria.”

The Hidden Ground of Love, Letters, de Thomas Merton
Editado por William Shannon
(Ferrar, Straus, Giroux Publishers, New York ), 1985, p. 325-326
Reflexão da semana de 23-07-2007

Um pensamento para reflexão
: “Hoje é a festa de Santo Hilário [14 de janeiro], Doutor da Igreja, que disse: ‘A melhor maneira de resolver o problema de dar a César o que é de César é não ter nada que seja de César.’”
The Hidden Ground of Love, Thomas Merton

Nenhum comentário: