08 agosto 2005

Acumulando bens e satisfações

“ O “eu” superficial do individualismo pode ser possuído, desenvolvido, cultivado, mimado, satisfeito; é o centro de todo nosso esforço na luta para acumular bens e satisfações, sejam eles materiais ou espirituais. Mas o “eu” profundo do espírito, da soledade e do amor não pode ser “obtido”, possuído, desenvolvido, aperfeiçoado. Só pode ser e agir de acordo com leis interiores e profundas que não são de fabricação humana, mas emanam de Deus. São as Leis do Espírito que, semelhante ao vento, sopra onde quer. Esse “eu” interior, que está sempre em soledade, é também sempre universal. Pois, nesse “eu” íntimo em extremo, minha soledade se encontra com a soledade de todos os homens e com a de Deus.
Disputed Questions, de Thomas Merton
(Harcourt Brace Jovanovich, San Diego, CA), 1960. p. 207
No Brasil: Questões abertas, (Agir Editora, Rio de Janeiro), 1963. p. 230
Reflexão da semana de 8-08-2005

Nenhum comentário: